Conheça os Métodos Mais Famosos Para Emagrecer

Mas Afinal, o Que é Uma Dieta?

Mudar a alimentação e perder peso é um desafio para a maior parte dos brasileiros atualmente, principalmente quando encaramos a dificuldade de abrir mão de alimentos industrializados e temos de nos dedicar totalmente à nossa alimentação.

Uma dieta consiste em criar um cardápio variado, rico em nutrientes e que proporcione perda de peso e bem-estar em longo prazo. Nem toda dieta precisa ser restritiva e algumas dietas permitem o consumo moderado de alimentos como chocolate e pães. Dieta não é sinônimo de limite e também não significa abrir mão do prazer em comer, mas sim elaborar um plano de alimentação que ofereça vantagens nutricionais e qualidade de vida. As verdadeiras dietas são planejadas por nutricionistas e apontam as vantagens do consumo de cada um dos alimentos propostos.

As Dietas Mais Famosas

Para saber qual dieta seguir, é necessário conhecer seu organismo e entender como você pode modificar a sua alimentação no dia a dia sem que isso se torne um problema, ou seja, se você não possui tempo para cozinhar, talvez uma dieta complexa não seja a melhor escolha. Tudo irá depender de sua rotina e do modo como você está disposto a encarar a perda de peso.

Sendo assim, separamos as dietas mais famosas da atualidade, que apesar de possuírem muitas similaridades, conquistam diferentes públicos pelo caráter único e por suas peculiaridades.

Dieta Dukan

A dieta dukan se popularizou na última década por proporcionar uma alimentação variada e permitir o consumo de proteínas. Apesar das variações entre as subdivisões da dieta, a deita dukan consiste em eliminar o consumo de carboidratos e açúcares, de modo que o organismo retire energia do tecido adiposo, reduzindo as medidas e eliminando a gordura corporal. A dieta é dividida em etapas semanais e pode ser realizada por qualquer pessoa. Por trazer resultados em pouco tempo e ser fácil de aplicar, a dieta dukan ganha cada vez mais adeptos tanto no Brasil quanto no mundo.

Dieta Detox

Após um longo tempo se alimentando de produtos industrializados e deixando de lado a preocupação com os alimentos, recomenda-se uma dieta detox, rica em alimentos nutritivos que auxiliam na limpeza do organismo para que o metabolismo volte a funcionar perfeitamente. Muitas pessoas preferem realizar a dieta detox através de sucos e vitaminas, devido à praticidade e a facilidade para preparar, carregar e beber, contudo, existem versões da dieta que contam com alimentos leves e saudáveis para refeições completas. É uma dieta que apresenta efeitos rápidos, pois desintoxica e elimina todos os compostos nocivos ao organismo.

Dieta dos Pontos

A dietas dos pontos se popularizou devido ao grupo dos Vigilantes do Peso e consiste em utilizar um método de pontuação para indicar o quanto pode ser consumido diariamente. Cada alimento possui uma pontuação e para contabilizar os pontos é necessário anotar tudo o que fora consumido ao longo do dia. Cada pessoa possui sua pontuação máxima e deve evitar ao máximo extrapolá-la ao longo do dia, com o passar do tempo a pontuação será reduzida e a quantidade de calorias também diminuirá. Para quem gosta de emagrecer junto com os amigos, essa pode ser uma dieta divertida e interativa.

Reeducação Alimentar

Por fim, a reeducação alimentar consiste em criar hábitos saudáveis relacionados ao processo de alimentação, ou seja, aprender a comer bem sem que haja, necessariamente, uma meta a ser cumprida relacionada ao peso. Em geral as pessoas que realizam a reeducação alimentar perdem peso como consequência dos novos hábitos, mas a verdadeira vantagem dessa mudança está relacionada com uma alimentação saudável e com a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *